Por causa do coronavírus e do isolamento social, o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM) e membros do Fundo de Impacto para Justiça Social vêm desenvolvendo há um mês uma Linha de Apoio Emergencial para garantir o acesso à alimentação e itens de higiene para pessoas que vivem em vulnerabilidade social na capital catarinense.
Desta campanha surgiu o Banco Comunitário ICOM, um banco que implementa moedas sociais nas comunidades. Famílias cadastradas em OSCs locais recebem as moedas para a compra de itens de alimentação, higiene e limpeza em estabelecimentos da área onde vivem, fortalecendo os pequenos comércios dos bairros.
Graças às doações de empresas e membros da comunidade, a campanha já arrecadou mais R$500 mil, ajudou mais de 900 famílias e impactou a vida de 4.600 pessoas.
Neste episódio do BússolaCast conversamos com a Mariane Maier Nunes, gerente-executiva do ICOM, instituto este que vem mobilizando a sociedade para atender mais famílias e garantir o acesso à alimentação e higiene neste momento de isolamento social tão delicado.
Mariane Maier Nunes possui diversas formações nacionais e internacionais na área de administração e negócios. Tem mais de sete anos de experiência em gestão e coordenação no Brasil, EUA e região da ALC (América Latina e Caribe), ampla experiência nos setores público-privado e terceiro setor e também tem formação em MBA global pela Universidade George Washington, com foco no desenvolvimento internacional. Atualmente trabalha no Instituto Comunitário da Grande Florianópolis, o ICOM, liderando mudanças com um Centro de Inovação Social e coordenando a Rede Ibero-Americana de Fundações Comunitárias.
Qual a importância do Banco Comunitário ICOM nesta crise?
Precisamos entender que o Banco Comunitário oferece os seguintes benefícios: ele dá autonomia para as famílias comprarem o que precisam, fortalece e valoriza os comércios locais e pequenos negócios que estão na comunidade, cria-se uma rede solidária entre o ICOM, OSCs, mercadinhos, famílias e, principalmente, fortalece a comunidade como um todo.
Mariane Maier Nunes – Gerente-executiva do ICOM