O trabalho de uma assistente social é amplo e tem como objetivo garantir à população seus direitos às políticas públicas, serviços básicos de saúde, educação, cultura, habitação e, claro, assistência social.

Neste episódio do BússolaCast debatemos o tema “Assistente Social, Direitos Humanos e Políticas Públicas” e conversamos com Jucimeri Silveira, Assistente Social e Coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR.

Conversamos sobre o trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais e o que é ser assistente social, os direitos destes profissionais e como eles podem auxiliar a garantir os direitos dos indivíduos, principalmente agora neste momento que estamos vivendo, e como as políticas públicas influenciam este trabalho.

Sobre a convidada:
Jucimeri Isolda Silveira é assistente social, doutora em Serviço Social (PUCSP), mestra em Sociologia (UFPR). Professora no Serviço Social e no Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas. É coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR, e professora colaboradora no Doutorado em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique.

Como se dá o trabalho do(a) Assistente Social na garantia de direitos dentro do Terceiro Setor?

Trabalhar hoje numa organização da sociedade civil, mesmo que ela tenha o caráter de atendimento, é olhar para o potencial que a sociedade civil tem de expandir esse Estado na perspectiva de direito. Trabalhar no Terceiro Setor não é para se isolar da esfera pública, mas participar dela e produzir uma nova cultura.


Jucimeri Isolda Silveira – Assistente Social e Coordenadora da Área Estratégica e do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *